Minicursos




Minicurso 1

Título: TÉCNICAS MICROSCÓPICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS E NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS

Instrutor: Edson Noriyuki Ito – DEMat/UFRN
Ementa: Eventos importantes na história das técnicas de preparação de amostras ultrafinas para análise morfológica. Estudos das variáveis. Aplicação da técnica em copolímeros, blendas e nanocompósitos poliméricos, assim como para outros tipos de materiais metálicos de baixa dureza. Correlação entre as técnicas de caracterização por: microscopia eletrônica de transmissão (MET), microscopia de força atômica (AFM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Procedimento experimental do uso da técnica de ultramicrotomia. Área e formação de filmes crio-seccionadas. Parâmetros e fatores geométricos que afetam o seccionamento. Ciclo de formação de filmes finos. Procedimento de coleta de amostras. Técnicas de contraste de fases. Confecção de facas de vidro. Exemplos de aplicações da técnica.



Minicurso 2

Título: UTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS RENOVÁVEIS NA ÁREA DE POLÍMEROS

Instrutor: José Manoel Marconcini – CNPDIA/EMBRAPA
Ementa: Polímeros podem ser produzidos tanto de fontes renováveis quanto não-renováveis, sendo que há vários polímeros de origem renovável que são extraídos e purificados de fontes biológicas. Neste minicurso serão abordadas as cadeias de matérias-primas renováveis e não renováveis, o processamento de polímeros de fontes renováveis e os cuidados necessários durante este processamento, bem como suas aplicações e desafios para a área.



Minicurso 3

Título: POLÍMEROS NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

Instrutor: Carlos Nagib Khalil – Consultor sênior do Centro de Pesquisas da Petrobras
Ementa: As diversas etapas da indústria de petróleo contam com a relevante atuação de materiais de natureza polimérica, sejam eles na forma de materiais de engenharia, ou na forma de aditivos químicos. O conteúdo programático deste minicurso intitulado “Polímero na Produção de Petróleo” busca promover aos seus participantes o entendimento básico da participação de diversos aditivos químicos nas etapas de perfuração; cimentação; completação; produção; restauração; estimulação; recuperação e tratamento de petróleo.



Minicurso 4

Título: ATUALIZAÇÕES EM TECNOLOGIA DA BORRACHA

Instrutor: Regina Celia Reis Nunes – Professor/Pesquisador do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ementa: As borrachas ou elastômeros são materiais fascinantes, devido às propriedades únicas que apresentam, sendo uma delas a extensibilidade elástica, como consequência de sua estrutura molecular. São materiais de grande aplicação e, neste minicurso intitulado Atualizações em tecnologia da borracha, alguns pontos serão comentados relacionados ao polímero, formulações elastoméricas e propriedades. Para promover aos seus participantes um melhor acompanhamento, o conteúdo será dividido nos seguintes itens: Introdução, Cargas, Nanocompósitos, Ligações cruzadas, Técnicas de caracterização e Envelhecimento.