São Carlos-SP

Apresentação

O II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política é um evento nacional que procura constituir um espaço de debates para as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação na ciência política . O evento reunirá em São Carlos, nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2011, estudantes de pós-graduação e docentes de todo o país, com vistas a fortalecer os estudos considerando sua pluralidade de abordagens e perspectivas.


A necessidade de um evento específico para a pós-graduação se insere no movimento de expansão da Ciência Política no Brasil, bem como da sua consolidação face às demais subáreas das Ciências Sociais. Nos últimos dez anos as universidades com um programa de Pós-Graduação em Ciência Política e/ou Relações Internacionais aumentaram de 11 para 18. Este aumento de programas se refletiu no aumento de GT destinados aos debates da disciplina na ANPOCS, que duplicou nos anos 2000. Desde 1998 a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) promove congressos bianuais que reúnem as várias linhas de pesquisa desenvolvidas nas diversas universidades do país. Com a ampliação do universo de pesquisadores, o espaço para o debate das pesquisas em etapa de formação se rarefez, e cada vez mais a observância da excelência acadêmica priorizaria trabalhos de pesquisadores constituídos, em detrimento aos estudantes da pós-graduação.


Nesse contexto, teve lugar uma ampla discussão entre estudantes de distintos programas, sobre a necessidade de um espaço de debates específico para os pós-graduandos em Ciência Política. Tais discussões redundaram em um movimento nacional de alunos da pós-graduação em favor de um tal espaço de debate acadêmico, e, desse modo, surgiu o Fórum. A principal meta é que esse seja um evento que se pauta pela excelência acadêmica, integração dos estudantes dos programas de pós e discussão dos aperfeiçoamentos no campo da pesquisa em Ciência Política.


Esta segunda edição surge como natural diante do inequívoco sucesso do I Fórum, realizado na UFMG em outubro de 2009. Na escolha da sede para o II Fórum prevaleceu a posição de que a realização deste evento, que em sua própria concepção sugere o arejamento da produção do conhecimento político no país, deveria ocorrer num programa ainda em ascendência, posicionado fora dos grandes eixos da Ciência Política no país. Com isso o Fórum deve trazer o Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFSCar ao centro das atenções dos politógos brasileiros e para tanto contamos com amplo e irrestrito apoio da universidade, na perspectiva de que possamos fazer desta segunda edição um espaço de discussões ainda mais fecundo que o primeiro evento.


Comissão Executiva:


  • Prof. Dr. Fabiano Santos (ABCP)
  • Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (UFSCar/ABCP)
  • Bruno Bolognesi (Dout. UFSCar)
  • Lucas Massimo T A de Souza (Mest. Unicamp)
  • Erika Kubik (Dout. UFSCar)
  • Diego Freitas (Dout. UFSCar)
  • Rômulo Orlandini (Dout. UFSCar)
  • Ivan Ervolino (Mest. UFSCar)
  • Mariele Troiano (Mest. UFSCar)
  • Luciléia Colombo (Dout. UFSCar)
  • Luiz Domingos Costa (Mest. Unicamp)

Equipe Nacional


Ariana Bazzano (UNICAMP), Carolina de Paula (UERJ), Daniel Marcelino Silva (UnB), Elias Medeiros Vieira (UFRGS), Felipe Borba (UERJ), Flávio Pinheiro (USP), Gustavo Cezar Ribeiro (UERJ), José Szwako (UNICAMP), Leonardo Petronilha (UFF), Marcelo Sevaybricker (UFMG), Marcio Souza (UFPA), Mariana Batista (UFPE), Priscila Riscado (UFF), Rafael Silveira e Silva (UnB), Robert Bonifácio (UFMG), Sandra Avi dos Santos (UFPR), Thiago Trindade (Unicamp) Umberto Mignozzetti (USP), Vera Schimit (USP), Vítor Sandes (UFPI).


Curso de Especialização em Sociologia Política UFSCar FAPESP São Carlos