São Carlos-SP

Edital 01/2010 – Chamada para Apresentação de Propostas

A comissão executiva do II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política abre inscrições para a segunda edição do evento, que será realizada na Universidade Federal de São Carlos entre os dias 20 e 22 de julho de 2011.


O Fórum tem como objetivo se consolidar enquanto um espaço de debate e discussão para os pesquisadores da pós-graduação em ciência política no Brasil. Nessa segunda edição o Fórum terá como assunto principal a emergência de "Novos temas e abordagens na ciência política", e terá seus trabalhos organizados em oito grupos de trabalho.


Assim como na sua primeira edição, as apresentações admitidas para os Grupos de Trabalho serão selecionados por dois coordenadores discentes, e por um professor especialista no assunto, obedecendo a critérios de diversidade regional e institucional e pluralidade no nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).


Os grupos de trabalho são:


  1. Partidos, Eleições e Representação Política.
  2. Comunicação Política e Opinião Pública
  3. Teoria Política
  4. Estado e Políticas Públicas
  5. Instituições Políticas
  6. Cultura Política e Democracia
  7. Participação Política e Movimentos Sociais
  8. Relações Internacionais

Além dos grupos de trabalho, o II Fórum inova com a abertura de uma mesa coordenada para debater a metodologia em ciência política no Brasil. A mesa coordenada consiste num híbrido entre um GT e uma mesa redonda convencional, cujos proponentes se responsabilizam pelo convite de dois professores coordenadores, que deverão avaliar e selecionar propostas de comunicações enviadas para a organização do evento. A mesa difere do GT porque é reduzida a uma sessão com 4 ou 5 trabalhos, e visa reunir pesquisadores que possam dialogar sobre um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas.


Finalmente, o II Fórum vai abrir um espaço para que alunos de graduação submetam propostas de painéis referentes à pesquisas de iniciação científica. As propostas de painéis serão remetidas para os GTs, que deverão designar doutorandos para fazer uma apreciação dos painéis. Com isso pretendemos fomentar o contato das novas gerações de pesquisadores com as diversas abordagens e modalidades de pesquisa que a disciplina oferece.


Curso de Especialização em Sociologia Política UFSCar FAPESP São Carlos